ico

Instalações

Conheça nossas Instalações

"Respeitar a natureza do cavalo."

"Buscar sempre o equilíbrio físico e mental do cavalo."


Quando se trabalha com cavalos, para se obter o melhor resultado por um longo prazo, devemos seguir os dois conselhos destacados acima.

Para respeitar a natureza do cavalo, buscando sempre o equilíbrio físico e mental, para obtermos algum tipo de resultado seja na criação, no esporte ou no lazer, devemos oferecer condições de vida, alimentares e manejos adequados.

Por sua natureza, o cavalo precisa de liberdade, e a melhor forma de criar é em piquetes ou pastagens; quando precisar mantê-los em baias, devem ser adequadas, como veremos mais adiante.
 


Visão geral onde estão instaladas as 10 baias, escritório, copa, wc, depósito de ração e sal, selaria, farmácia, tronco de contenção, lavador de equinos, área para casqueamento e sala de coleta de sêmem.


10 confortáveis baias em alvenaria medindo 4 x 4 m, são bem ventiladas e com ótimo contato visual entre os animais, claridade natural, bebedouros em alumínio dotados de boia automática mantém a agua sempre fresca, cochos de ração e sal mineral fabricados em alumínio facilitam a limpeza, cuidando assim da saúde do animal. E se o calor ficar insuportável, contamos com 6 ventiladores com diâmetro de 60 cm. 


O feno e a ração de excelente qualidade são oferecidas 2 vezes ao dia e a cama feita com maravalha de pinus esterelizada, completam o conforto.  



O depósito de armazenamento de ração e sal mineral está em local ventilado, sobre estrados de ferro a 40 cm do solo onde as embalagens são empilhadas a 10 cm distante das paredes para evitar umidade, protegidos do sol direto e da chuva.   



A selaria, local onde são armazenados todos acessórios dos cavalos: selas, cabrestos, mantas, cabeçadas, etc... são bem armazenadas para que não sejam deformados, fiquem sempre limpos para não machucar o animal no momento de sua utilização e prejudicar o desempenho.  



A farmácia equipada com bancada de trabalho em granito natural, pia com cuba em aço inox, equipamentos e medicamentos para os primeiros socorros estão sempre disponíveis.

 

Dispomos também de botijão para guarda de sêmen congelado abastecido com Nitrogênio Liquido.

É um fluído criogênico capaz de manter a temperatura entre -196º C e -210º C permanecendo em estado líquido.



lavador de equinos é coberto, as paredes são azulejadas e dispõe de dois mourões de aroeira com argola onde são presos os cabrestos.

 

O borrachão no piso com 15 mm de espessura e trama de aço, evita o atrito do casco no concreto, diminuindo a possibilidade do animal escorregar.



Brete de contenção, construído em tubo de ferro 2” é indispensável para procedimentos como: Inseminação artificial, Transferência de embrião, Exames Ginecológicos, Diagnósticos de Gestão, Ultrassonografias, Tosa de crinas, Procedimentos Odontológicos, Suturas, Aplicação de medicamentos, entre outros.


Ao alcance das mãos, tem mangueira com água, suporte de ultrassom e energia 110 e 220 V.



Área de casqueamento é coberta e dispõe de dois mourões de aroeira com argola onde são presos os cabrestos.

O casqueador tem a sua disposição, duas tomadas com energia 110 e 220 V, onde instala a lixadeira para executar o seu trabalho.



Segurança: toda área interna e externa, dispõe de câmaras, sensores, sensores de barreira e sirenes, onde o monitoramento de alarme e imagens dispõe de um sistema de comunicação inteligente, ligado 24 horas por dia.



Sala de coleta de sêmem com área coberta de 43 m², dotada de tronco de contenção para abrigar a égua durante o rufiamento do garanhão.

 

Manequim super confortável, muito resistente, com regulagem de altura e inclinação permite a monta de qualquer tamanho de animal, sob o piso de borrachão elimina o atrito no concreto e diminui a chance de escorregar. 

 



Embarcador construído em alvenaria, com o piso ondulado para evitar que o animal escorregue ao embarcar ou desembarcar, mesmo sendo necessário faze-lo durante a noite, pois o embarcador conta com holofote exclusivo neste local.


Tubos redondos de proteção lateral ajudam na segurança, diminuindo a possibilidade do animal se machucar.



Residência de funcionários: A residência construída em local estratégico, dão condições de acesso muito rápido as instalações das baias em situações atípicas, bem como uma visão panorâmica do redondel, pista de treinamento e na maioria dos piquetes.



Redondel coberto com 16 m de diâmetro: atenção especial foi dada na construção do redondel, com portões espaçosos não amedrontam o potro iniciante; fechado em alvenaria até 1,20 m elimina riscos de entranhar as mãos ou pés em tábuas ou arames e fechamento com tubos garantem a segurança, entrada de luz e ventilação; 35 bicos aspersor mantém a areia fina lavada a umidade ideal de trabalho e iluminação para quando houver necessidade de treinos noturnos.



Pista de treinamento construída nas dimensões de 40 x 80 m, sistema de drenagem com 650 m de tubos escoam com rapidez aguas pluviais; fechamento de contorno com tubos a altura de 1,60 m transmite segurança ao cavalo e cavaleiro; multifuncional pois está preparada para prática de diversas modalidades esportivas bem como: Três Tambores, Laço, Team Penning, Working Penning e Ranch Sorting com iluminação de 8 postes e 24 lâmpadas de vapor metálico.

A Foto Célula é um ítem importante para que seja auferido o tempo, e assim buscar a melhora da performance do conjunto animal x homem.



Arquibancada coberta construída ao lado da pista de treinamento, com 117 m² acomoda aproximadamente 60 pessoas sentadas.


Dispõe de sanitários com chuveiros e bebedouro de água gelada.


Também conta com tomadas para ligação de som e iluminação noturna.



Piquetes formados com Tifton 85: 6 alqueires foram piqueteados e formados com capim Tifton 85 que tem alta palatabilidade e digestibilidade, cercados com 2 fios de arame eletrificados e 2 fios isolados.

Possuem cocho para ração e sal mineral, bebedouro de água em aço inox com boia, sendo reabastecidos por água de poço artesiano, armazenada em uma caixa d’água com capacidade para 20.000 l.

 

Nesta área foram plantadas 58 mudas de àrvore Lagerstroemia Speciosa (resedá gigante) originária da China e Índia, protegem os animais do sol intenso e florescem na primavera flores brancas arroxeadas.  

 






Haras Martins - Home Page
Site desenvolvido por OlímpiaWeb